Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CONSTRUINDO SOFÁ DE HIPERADOBE.


A Casa de Cupim acaba de ganhar um sofá feito de hiperadobe (nosso caso utilizamos sacos de cebola com terra socada), cacos de tijolos e telhas, madeira e garrafa pet e nossa matéria prima o barro, que deixou o ambiente mais aconchegante.

Vai ganhar ainda umas almofadas coloridas e o assento de colchonetes. 






CURIOSIDADES
Superadobe

Solo argiloso é socado em sacos de polipropileno que são empilhados, fixados entre si com arame farpado. Provavelmente objetivava meramente ser um método construtivo simples e barato, com as vantagens térmicas do adobe. O ponto negativo é o polipropileno (plástico) utilizado. Para piorar o aspecto ambiental, os sacos são queimados com maçarico antes de rebocar a parede, altamente poluente, sendo obrigatório o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Hiperadobe

Para solucionar os problemas ambientais do superadobe, foi criado o hiperadobe, onde são utilizados sacos de ráfia natural (costumam chamá-la de Raschel). Dispensa o arame farpado, pois o barro se difunde pela trama da ráfia de fibra natural e esta ainda serve de chapisco, podendo-se aplicar o reboco natural diretamente sobre ela.









Nenhum comentário:

Postar um comentário