Translate

PERMACULTURA

A palavra permacultura foi cunhada por Bill Mollison e David Holmgren em meados dos anos 70, para descrever um sistema integrado de espécies animais e vegetais perenes ou que se perpetuam naturalmente e são úteis aos seres humanos.

Uma definição mais atual de permacultura, que reflete a ampliação da abordagem implícita no livro Permacultura Um, é: “Paisagens conscientemente desenhadas que reproduzem padrões e relações encontradas na natureza e que, ao mesmo tempo, produzem alimentos, fibras e energia em abundância e suficientes para prover as necessidades locais.”.
As pessoas, suas edificações e a forma como se organizam são questões centrais para a permacultura. Assim, a visão da permacultura de uma agricultura permanente ou sustentável evoluiu para uma visão de uma cultura permanente sustentável.

 - Princípios e Caminhos da Permacultura Além da Sustentabilidade - de autoria de David Holmgren. (www.holmgren.com.au)



Permacultura (Permanente Agricultura) é o design e manutenção consciente de ecossistemas agrícolas produtivos que têm a diversidade, estabilidade e resiliência de ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa da paisagem e das pessoas, provendo sua alimentação, energia, abrigo e outras necessidades materiais e não-materiais, de modo sustentável.
Bill Mollison
Permacultura é o design consciente de paisagens que imitam os padrões e relações encontradas  na natureza, produzindo uma abundância de alimentos, estruturas e energia para prover necessidades locais... Ela reúne diversas idéias, habilidades e modos de vida que precisam ser redescobertos e desenvolvidos de modo a nos empoderar para mudar da condição de consumidores dependentes para de cidadãos produtivos e responsáveis.

David Holmgren


Os 12 princípios de design da Permacultura articulados por David Holmgren (Príncipios e caminhos da Permacultura além da sustentabilidade) :


1- Observe e interaja: Alocando tempo para engajar-nos com a natureza, podemos desenhar soluções adequadas à nossa situação particular.

2- Capte e armazene energia: Desenvolvendo sistemas que coletem recursos que estejam no pico de abundância, podemos utiliza-los quando houver necessidade.

3- Obtenha rendimento: Assegure-se de que esteja obtendo recompensas verdadeiramente úteis como parte do trabalho que você está fazendo.

4- Pratique auto-regulação e aceite retornos: Precisamos desencorajar atividades inapropriadas para garantir que os sistemas continuem funcionando bem.

5- Utilize e valorize recursos e serviços renováveis: Faça o melhor uso da abundância da natureza para reduzir nosso comportamento consumista e nossa dependência de recursos não-renováveis.

6- Evite o desperdício: Valorizando e fazendo uso de todos os recursos que estão disponíveis para nós, nada será desperdiçado.
  
7- Projete dos padrões aos detalhes: Dando um passo atrás, podemos observar padrões na natureza e na sociedade. Estes padrões podem formar a espinha dorsal de nossos projetos, com os detalhes sendo preenchidos conforme avançamos.

8- Integre ao invés de segregar: Colocando as coisas certas no local certo, fazemos com que as relações entre uma e outra se desenvolvam e elas passam a trabalhar juntas para ajudar uma à outra.

9- Utilize soluções pequenas e lentas: Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que sistemas grandes, fazendo uso mais adequado de recursos locais e produzindo resultados mais sustentáveis.

10- Utilize e valorize a diversidade: A diversidade reduz a vulnerabilidade à uma variedade de ameaças e tira vantagem da natureza única do ambiente na qual reside.

11- Utilize bordas e valorize elementos marginais: A interface entre as coisas é onde os eventos mais interessantes ocorrem. É onde frequentemente estão os elementos mais valiosos, diversificados e produtivos de um sistema.


12- Utilize e responda criativamente às mudanças: Podemos ter um impacto positivo nas mudanças inevitáveis se as observarmos com atenção e intervirmos no momento certo.

Holmgren Design Services © 2007
16 Fourteenth Street, Hepburn, Victoria, Australia 3461 

Email: info@holmgren.com.au Graphic Design by Richard Telford. Ver 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário