Translate

sábado, 21 de dezembro de 2013

"PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR!" (DENGUE)


Na bioconstrução diversos materiais são reaproveitados, exercendo novas funções e até tomando novas formas. 

Aqui na Casa de Cupim dentre as várias técnicas bioconstrutivas que utilizamos está o "Earthship" bastante aplicada em construções alternativas pelo mundo à fora, pela sua facilidade, resistência e flexibilidade da estrutura e também por ter como matéria prima o uso de terra e pneus, este ultimo um produto que se tornou simbolo de lixões, de descaso público, e taxado como de alto custo para reciclagem, além de que quando depositado de forma não cuidadosa, se torna esconderijo e lugar propício a proliferação de vetores de inúmeras doenças, como a dengue.

Como medida preventiva contra a proliferação desses agentes indesejáveis, como o mosquito, e também para zelar pela própria saúde dos habitantes dessa residência, e dos vizinhos, a cada 20 dias é realizada a aplicação de Hipoclorito de sódio à uma concentração de 4% (água sanitária) em todos os pneus que ainda não foram utilizados em nenhuma obra, evitando assim a proliferação das larvas, e realizando o controle o mosquito.


Cloro em Síntese

Estudo confirma a eficácia do cloro no controle à dengue

"O certo é utilizarmos 1ml de água sanitária 
com concentração de 4% de hipoclorito de sódiopara cada litro de água."
(Dr. Octavio Nakano, Professor do Departamento de Entomologia, 
Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Esalq)


Os estudos realizados pelo Laboratório do departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) para a comprovação da eficácia do uso do cloro para a eliminação da larva do Aedes aegypti deram positivos. Os ensaios, solicitados pela Abiclor (conforme citado na edição de fevereiro do Cloro em Síntese), constataram que o uso do hiplocorito de sódio (4%) na água mata as larvas do mosquito.
Os testes consistiram na diluição do hipoclorito de sódio (1,5%; 2,0% e 2,5%) em água de torneira. Foram realizadas três diluições para cada litro de água com quatro tratamentos e quatro repetições (sendo cada uma delas feita em um pote plástico com cinco larvas cada um).
As avaliações foram realizadas a partir da contagem das larvas vivas e mortas minutos após sua colocação em cada diluição. Porém os resultados obtidos nesse primeiro ensaio não foram satisfatórios. Foi realizado, então, um segundo ensaio com a utilização do produto 2.0% e 2.5%, em dosagem dupla, ou seja 2ml de cada concentração, equivalente a 4% e 5%. Os demais procedimentos foram iguais aos primeiros testes.
Os resultados apontaram que a diluição a partir de 4% foi suficiente para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti durante o período do teste, compreendido entre 07 a 27 de março, portanto, um residual de 20 dias, considerado o suficiente para o seu controle. Durante esse período a água não foi substituída, apenas as larvas eram trocadas na medida em que morriam, ocorrendo isso diariamente.
"O uso do hipoclorito de sódio nessas condições é totalmente eficaz", afirma Dr. Octavio Nakano, Professor do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Esalq e responsável pelos ensaios. De acordo com ele, a concentração de hipoclorito de sódio deve estar escrita nos rótulos das embalagens. "O certo é utilizarmos 1ml de água sanitária (com concentração de 4% de hipoclorito de sódio) para cada litro de água. Para vasos e pratos de plantas deve-se calcular a quantidade em cima dessa base", explica o Professor.
A vantagem, ressalta Nakano, é que todos têm acesso fácil à água sanitária. "Muitas vezes as pessoas têm o produto em casa para prevenção da dengue e não sabem", completa. Uma vez que o hipoclorito de sódio for colocado na água, a mesma pode ficar parada por até vinte dias que nenhuma larva do mosquito será desenvolvida.


                                                                                       Fonte: http://www.abipla.org.br/cloro.htm









sábado, 7 de dezembro de 2013

UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA...

DA SIMPLICIDADE

Stephen Hawking, autor de “Uma breve história do tempo”, e um dos cientistas mais brilhantes da atualidade, foi recentemente convidado para falar na Universidade de Stanford. 

Hawking é portador de uma doença que foi paralisando seus movimentos através dos anos. 

Hoje em dia só consegue mover seus olhos e um dedo. Para falar, usa um sofisticado computador, ligado à sua cadeira de rodas.

Com todas estas limitações, deu uma brilhante palestra, que terminou com as seguintes palavras:



“Eu usei apenas um dedo, e esta engenhoca que me faz falar tem apenas 550 palavras em sua memória. Se, mesmo assim, consegui explicar coisas tão sofisticadas como física quântica, jamais esqueçam que é absolutamente possível simplificar tudo nesta vida, principalmente nossos problemas. Que esta seja a principal lição desta tarde”.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A CISTERNA DA CASA DE CUPIM...

A cisterna da Casa de Cupim está sendo feita com pedras e garrafas de vidro, o objetivo é aproveitar a água da chuva, e reutilizar as que vem do banheiro (chuveiro e pia) e da área de serviço (água do tanque e maquina de lavar roupas).

As garrafas de refrigerantes de todas as marcas estão sendo substituídos por outros modelos descartando um número considerável de garrafas de vidro pelos cantos do planeta.
























Formas simples para economizar água potável:

- Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar a louça, etc.;
- Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;
- Diminuir o tempo no banho, e ajustar o fluxo da água;
- Procurar usar a máquina de lavar roupas apenas quando tiver uma quantidade de roupas (sujas) suficiente para usar o volume máximo da máquina;
- Reúso da água originada do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar o chão do quintal;
- Reduzir a vazão de água do seu chuveiro ou ducha (Um chuveiro normal gasta em média 3,5 litros por minuto);
- Reduzir ou eliminar o consumo de carne (segundo o conceito de água virtual que leva em consideração toda a água usada para fabricar um produto industrial ou um alimento, uma dieta básica com carne consome cerca de 4.000 litros de água virtual por dia, enquanto a dieta vegetariana requer em torno de 1.500 litros).






Uma outra forma de economizar água é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, e para isso você pode construir uma cisterna ou mini cisterna, você encontra inúmeras idéias na internet, como sugestão  pesquise em http://www.sempresustentavel.com.br

Os principais objetivos do Aproveitamento de Água da Chuva são:

- incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
- fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de Aproveitamento da Água de Chuva;
- minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
- usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;

- usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CONTINUANDO A CALÇADA DE CACOS DE TIJOLINHOS, NA CASA DE CUPIM.



A calçada ao redor da Casa de Cupim está em andamento, as várias frentes de trabalho, nós coloca sempre em atividades que dia a dia algo diferente está a acontecer. Gracias a Dios, viva la Pachamama.




HORTA DA CASA DE CUPIM


Após um ciclo que perdurou 3 meses de produção da nossa horta, decidimos mudar o local e utilizar como canteiros os pneus de caminhões que coletamos para fazer a base de alicerce da casa de cupim, e já temos produtos, cenouras, majericão, cebolinha, nirá, tomilho, coentro, salsa, rabanetes, couve, tomates, abóbora, mandioca, quiabo, pepino, feijão, araruta, mandioca, e até murici/canjiquinha do cerrado,sem agrotóxicos, cultivados em consórcio com as nativas.







 









sábado, 23 de novembro de 2013

NOSSOS VIZINHOS OS SAPOS...




Enfim, a semana foi de muito trabalho, visitas de gente cheio de luz, paz e amor, nada melhor do que uma boa música, um  bom vinho, quem a gente gosta bem perto. e os nossos vizinhos os sapos...


CANTINHO DA AMIZADE NA CASA DE CUPIM.



Nossos primos César Augusto e Lidiane e seu pequeno Expedito, vieram de Pontes e Lacerda para nos conhecer, simpatia, alegria, amor e paz, e calor humano e família, na Casa de Cupim, tem coisa melhor...

CANTINHO DA CASA DE CUPIM.



"Inauguramos", ainda que sem iniciar os trabalhos, rss, nosso cantinho nos fundos da Casa de Cupim, e quem esteve presente foram nossas amigas Rosa, Juju e Olivia. Abraços de luz gente linda.

MAIS ENERGIAS POSITIVAS PARA A CASA DE CUPIM.


Demorou mais nossa amiga Odete veio nos visitar, muita luz e motivação nos trouxe junto com a Tia Déria, e mais energias para serem distribuídas.

GENTE ALEGRE VISITANDO A CASA DE CUPIM.

Amigos do Diego, vieram conhecer a Casa de Cupim, todos oriundos da antiga Escola Agrícola, hoje cursando engenharia civil, arquitetura, fisica, contabilidade, entre outros.

Gente com espírito e mentes inovadoras, alegres, conscientes, energias para o milênio.