Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2019

SOMOS A SEMENTE DA TRANSFORMAÇÃO. OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO COM ALUNOS DO IEC/CÁCERES-MT.

Dois intensos dias de muita prática e troca de conhecimento com os alunos do Instituto Educacional de Cáceres - IEC junto com os corajosos professores e coordenadora  dessa instituição.
O tema foi as comemorações da semana do meio ambiente, mas, aprendemos juntos que todo dia é dia de pensar no meio ambiente.
Dessa forma buscamos atividades que fizeram as crianças entenderem que elas são parte integrante do ecossistema, assim como são a flora e a fauna e passarem a ter percepção que os danos que causamos ao meio ambiente vão ter reflexo direto na sua vida futura, por isso  cada um é uma semente de transformação.
Agradecemos ao empenho e dedicação dos Mestres: Profª Erinéia Nascimento e Maria Auxiliadora de França (Coordenadoras Pedagógicas do IEC), Professores: Adrielson Assunção; Andréia Ramos; Danilo Martins; Emilene de Miranda; Jéssica Miranda; Silnéia Lima e Vanilda Esteves



Pés no barro.

Mãozinhas de barro.




Foto: Profº Adrielson Oliveira

Foto: Profº Adrielson Oliveira

Foto: Profº Adrielson Oliveira

Baguera na porta guardando a entrada do cupinzeiro.

Caminhando e conhecendo a comunidade. Foto: Profº Adrielson Oliveira

Fogão a lenha. Foto: Profº Adrielson Oliveira

terça-feira, 28 de maio de 2019

SEJA RESPONSÁVEL PELA SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. OFICINA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES.



No último final de semana (26/sábado) recebemos a nossa querida amiga Professora Jackeline Fontes com uma turma de acadêmicos de Biologia/UNEMAT,  para uma visita aula e oficina onde trabalhamos a Bacia de Evapotranspiração (BET), também conhecida como “fossa de bananeiras”, “fossa ecológica” ou Tanque de Evapotranspiração (TEvap).

Os acadêmicos tiveram acesso a uma alternativa simples, com custo reduzido, onde se utiliza entulhos e pneus que servem como filtros, que produz alimentos e não contamina o lençol freático. Excelente sugestão para comunidades onde não existe acesso a rede de esgoto e principalmente para as áreas rurais, onde normalmente os efluentes são despejados diretamente no ambiente ou nas “fossas e poços mortos”, sem nenhum tratamento.
A BET é uma solução sustentável para o tratamento da água negra (nossa merda/bosta/coco, que “deixamos” no vaso sanitário). 
No final trocamos informações sobre o despejo inadequado dos nossos dejetos, lembramos ainda que “isso” é um dos principais problemas de saneamento no Brasil, que contribui e muito para a contaminação do solo e dos recursos hídricos bem como a proliferação de doenças.