Translate

terça-feira, 30 de outubro de 2018

CONHECENDO A BIOCONSTRUÇÃO NA PRÁTICA. ALUNOS DA ESCOLA ADVENTISTA.

Conclusão da Oficina de adobe

O Programa Educando Para a Sustentabilidade desenvolvido pelo NEPBio/Pantanal, tem por objetivo principal trabalhar e ensinar educação ambiental na prática. 

Nos dias 29 e 30 deste mês, recebemos as duas primeiras equipes da Professora Wsllayne, do Colégio Adventista de Cáceres, que estão pesquisando para a Feira de Ciência, com oficinas de bioconstrução, onde apresentamos a Permacultura e as construções sustentáveis com materiais naturais. 

Falamos um pouco nestas duas oficinas sobre a história da taipa de mão e do adobe, formas ecológicas para construir com baixo impacto, maneiras de desenvolver consciência ecológica, escolha do solo ideal, preparo da mistura de terra, estruturas da parede, observar e aprender com a natureza, trabalho em equipe. 












sábado, 27 de outubro de 2018

CRIANÇA FELIZ, AMASSANDO BARRO.


Hoje recebemos a visita de nossas sobrinhas Sara Valentina e Ana Julia, para curtir um pouco a Casa de Cupim, manutenindo e colhendo verduras na horta, e brincando um pouco com barro.




Preparando barro para a taipa.


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

ESCOLHAS SUSTENTÁVEIS. VISITA DOS JORNALISTAS DA RÁDIO CENTRO AMÉRICA FM.


Recebemos os jornalistas Luana Silva Santana e Willian Dalazem, da Rádio Centro América FM/Cáceres, para uma roda de conversa regada a boa dose de alegria e afinidades com a cola da sustentabilidade do NEPBio/Pantanal. Contamos um pouco da nossa história de vida e experiencias com a Permacultura e a Bioconstrução, bem como mostrando soluções praticas  e simples para problemas do nosso dia a dia, como, gestão de resíduos em espaços que não tem tratamento. Agradecemos a visita e o reconhecimento dessa equipe.


Apresentamos ainda a bioconstrução e algumas técnicas da arquitetura vernácular espalhadas pelo mundo, sendo que algumas delas com algumas centenas de anos de história e experiências. 



sábado, 20 de outubro de 2018

VISITA AULA E OFICINA DE TAIPA TURMA DO CURSO DE HOSPEDAGEM E EVENTOS/SECITEC.



Recebemos no Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução do Pantanal  NEPBio/PANTANAL, a turma entusiasmada da Professora Marcela, do Curso Técnico de Hospedagem e Eventos/SECITEC sediada aqui na cidade. 

A visita-aula e a oficina de Taipa caminhou embasada na Permacultura e Bioconstrução, onde praticamos, observamos e discutimos soluções sustentáveis praticas e possíveis seja em casa, sitio, empresa, comunidade e cidade. 

Aprendemos juntos que temos que ser responsáveis pela nossa própria existência e que boa parte dessa responsabilidade passa por escolhas sustentáveis na nossa vida.

Sentimos nessa turma jovem, uma energia enorme e contagiante e um apetite por conhecimento que necessita ser reconhecida e incentivada para que não percam a motivação.  Vamos lá gente linda. 

  



Amassando o barro para as paredes.






terça-feira, 16 de outubro de 2018

CASA BAMBUBA, SEM PAUSA, PORÉM SEM PRESSA.

Um conjunto de pedras no meio da sala. No meio da sala tem um conjunto de pedras.

Espaço gourmet.

Destino. Construir. 

Cores da terra, preenchendo o taipal.


domingo, 7 de outubro de 2018

VISITA DE GENTE COMO A GENTE. FELIZES E COMPROMETIDAS.























Nosso sábado (06/10) foi especial pois recebemos a visita de uma nova amiga a Ceres Salomani, Gerente do SESC Arsenal de Cuiabá-MT,  e sua família linda Joana Salomani e Solano.  Superação, comprometimento, paz, amor, sustentabilidade, harmonia e muita energia positiva compartilhada, foi o norte inicial da roda de conversa. 
A presença de vocês nos revigorou.



quinta-feira, 4 de outubro de 2018

CHUVA, CHUVA, VAI CAINDO DEVAGAR, MOLHANDO A TRISTEZA E ENCHENDO O DIA DE ALEGRIA...

Ao fundo lembranças da queimada.
Após 120 dias de intenso calor, a chuva que namorava a região a dias, resolveu nos presentear na madrugada. Após o fogo a vida se renova no cerrado, o ciclo continua. . 


Nossa coruja buraqueira, guarda a entrada.


O murici (canjiquinha) floresceu e aparece os primeiros frutos.

Filhotes da Baguera curtindo a chuva na porta, Smirha e Pipoca.