Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

VIVENDO O DIA A DIA DA CASA DE CUPIM.

Nesta semana iniciamos a caminhar com uma ideia que já vem batendo no peito a muito tempo, que é de moldar uma proposta que pudesse encorajar e despertar lideranças e, simultaneamente, proporcionar um campo de aprendizado diferenciado para as pessoas que tem nos visitado.
Então nossa amiga Sophia veio nos visitar e compartilhou por três dias de  nossas atividades diárias, onde trocamos conhecimentos e praticamos um pouco de bioconstrução, preparação do terreno para futuros plantios, montagem de canteiros, plantio de verduras e roda de conversas.

 Corações, energias, trabalho e muito aprendizado, trabalhando sem pausa, porém, sem presa, a proposta foi essa, de proporcionar experiências, misturando cuidados com o planeta e com os seres.





sábado, 23 de setembro de 2017

QUEIMADAS, PREJUÍZO, DESTRUIÇÃO...

O vandalismo foi o responsável pelos prejuízos causados ao nosso ambiente nesta semana na área do NEPBio. O fogo iniciou as 15 horas e se estendeu até as 19 horas. Nosso padrão de energia e fiação elétrica foi consumido pelo fogo, plantas frutiferas, animais e, enfim...



A noite nossa preocupação foi com a casa bambuba, mas o vento cessou e então controlamos o máximo os focos ao redor do Núcleo.






 

terça-feira, 12 de setembro de 2017

PONTO DE VISTA...

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer NADA, não existirão resultados.


Mahatma Gandhi

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

VISITA-AULA NO NÚCLEO EXPERIMENTAL DE PERMACULTURA E BIOCONSTRUÇÃO. PROGRAMA EDUCANDO PARA A SUSTENTABILIDADE.

 
Visita-aula no Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução (NEPBio), estudantes e professores do Instituto Santa Maria – Salesiano/Cáceres-MT, participaram ativamente de uma visita-aula no NEPBio, com o objetivo de  expandir a  cultura ecológica de respeito ao ambiente e demais seres vivos através de uma visão holística capaz de relacionar questões socioambientais.

Baseados dentro da matéria sustentabilidade, os alunos conheceram as tecnologias sociais aplicadas no NEPBio, como a Bacia de Evapotranspiração (BET) e o Circulo de Bananeiras, que tratam as águas cinzas e negras, bem como as técnicas construtivas da Casa de Cupim.


Uma experiência profunda, através da aplicação integral da bioconstrução, utilizando ferramentas de empoderamento e transformação social.




Uma turminha entusiasmada e faminta por conhecimento deu o ponta pé inicial nas paredes de taipa da Casa Bambuba, amassando e preparando o barro e lançando os primeiros barrotes nas paredes.






Equipe em ação.


Conhecendo a BET.



Equipe de tatuzinhos com os pés no barro

Para cuidar do sistema começamos dentro de casa.




Missão concluída com êxito.