Olha quem apareceu para ajudar. A piquitita dos tios Géselly Maria. êba...
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
VOLUNTÁRIOS DA CASA DE CUPIM.
Um grande abraço de luz aos voluntários, curiosos e colaboradores que estão contribuindo para a construção da "Casa de Cupim", aprendendo na prática a "reutilizar".
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
O TRATAMENTO APÓS O CORTE DO BAMBU.
PREPARANDO O BAMBU PARA A ESTRUTURA DA CASA. (18 DEZ 12)
O bambu deve ser cortado e colhido durante a fase de lua minguante, o que o tornará mais resistente ao ataque de pragas e doenças e também mais longevo. Para alguns pesquisadores nada há que comprove a influência da fase lunar na durabilidade da planta.A época correta e a idade adequada são fatores muito importantes, tanto para evitar o ataque de pragas, como para aproveitar melhor o bambu. A partir do terceiro ano de vida, e por apresentar um desenvolvimento rápido durante o seu ciclo vegetativo, o bambu pode começar a ser colhido. As colheitas repetir-se-ão anualmente, com cortes durante sete meses, devendo-se respeitar apenas o período em que a planta está emitindo os brotos, o que geralmente ocorre de novembro a março.
O melhor período para colheita é o seco, quando a planta está com seu desenvolvimento reduzido ou paralisado. Para isso serão cortadas, sem rachar, todas aquelas que estiverem perfeitamente maduras e com coloração amarelada.
Para melhor proceder ao corte da planta, recomenda-se o uso de um facão bem afiado, ou de uma serra, evitando que o bambu rache, além disso, o corte deve ser feito a, no mínimo, 30 cm acima do solo e logo a cima de um dos nós, para não permitir a entrada de água das chuvas, pois os rizomas poderão morrer e assim não emitir brotos.
Assinar:
Postagens (Atom)